O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO SETOR DE TRANSPORTE

O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO SETOR DE TRANSPORTE

A inteligência artificial  é um campo novo da ciência da computação concentrada no desenvolvimento de sistemas e algoritmos que são capazes de realizar operações que feitas por técnicos não seriam tão precisas ou tão otimizadas. A IA utiliza dados e algoritmos para desenvolver processos cognitivos semelhantes aos humanos, e em muitos casos obtendo resultados conclusivos mais precisos e eficientes.

 

A aplicabilidade da inteligência artificial (IA) no setor de transportes rodoviários, tanto de cargas como de passageiros, mostra um papel crescente na sua otimização operacional, com foco voltado a sua melhor eficiência, reduzindo custos e também minimizando os impactos ambientais, especialmente no contexto da mobilidade urbana e dos resultados causados por sua combustão em operação.

 

O CENÁRIO DO SETOR DE TRANSPORTE NOS GRANDE CENTROS URBANOS

Observa-se que nos grandes centros urbanos os cidadãos, em sua maioria, se deslocam pelas vias das cidades utilizando veículos individualizados, causando efeito danosos ao emitirem gases de efeito estufa, impactando o clima global, interferindo diretamente na mobilidade urbana e nas emissões de gases poluentes, causando sérios danos à saúde humana e ao meio ambiente.

Para reduzirmos os impactos ambientais proveniente do transporte, utilizamos três grandes tipos de ações: Evitar, Mudar e Melhorar.

  • Evitar: Viagens individuais motorizadas em áreas centrais ou de curta quilometragem;
  • Mudar: Optar pelo transporte coletivo de passageiros, evitando a escolha do transporte individual, pois o transporte coletivo atende a uma demanda maior de usuários e também emite menos poluentes e gases de efeito estufa;
  • Melhorar: Adotar o uso de veículos menos poluentes, hoje já disponíveis no mercado como ônibus híbridos ou elétricos ou na fase tecnológica EURO VI a diesel, melhorando a fluidez e diminuindo as emissões de gases poluentes nos grandes centros urbanos.

Essas ações associadas ao uso da inteligência artificial (IA) devem ser planejadas estrategicamente de maneiras integradas para a melhoria da qualidade do ar nos grandes centros e por consequência trazendo a melhoria da qualidade de vida dos usuários e moradores.

No próximo texto, vamos apresentar vantagens e desvantagens operacionais no uso da IA no transporte rodoviário de passageiros.

 

Gostou do que leu?

Então confira outros conteúdos recomendados para você!

FETPESP se posiciona sobre decisão do TJSP sobre mototáxis

Saiba mais

A expansão do biometano para o transporte e indústria

Saiba mais

Ricardo Nunes vai recorrer sobre TJSP declarar inconstitucional a proibição do mototáxi em SP

Saiba mais

Ônibus da Santa Cruz a biometano começa testes na linha entre Campinas e São Paulo

Saiba mais