NOTA DE REPÚDIO E ALERTA

NOTA DE REPÚDIO E ALERTA

A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (FETPESP) vem a público manifestar sua profunda preocupação com a escalada dos atos de vandalismo contra ônibus, que estão ocorrendo desde meados de junho, em São Paulo capital, região metropolitana e litoral:

 

– Na capital paulista, 235 ônibus sofreram depredações entre 12 de junho e 2 de julho.

– Em toda a Grande São Paulo e litoral, somam-se mais de 450 ocorrências.

Esses atos, não apenas comprometem a segurança de trabalhadores e usuários, mas impactam diretamente na operação do sistema de transporte público.

 

 

AÇÕES E RESPONSABILIDADES

 

1. Repúdio absoluto a essas ações covardes que agravam a segurança do transporte público, comprometem a mobilidade e impõem custos elevados, que oneram as empresas e, potencialmente, pressionam o valor da tarifa ou subsídios públicos.

 

2. Solicitação de intervenção das autoridades competentes — Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Estado da Segurança Pública, secretarias municipais de Segurança Urbana, para que intensifiquem operações de patrulhamento e punam rigorosamente os responsáveis.

 

3. Apelo à sociedade para que denuncie comportamentos suspeitos, compartilhe informações às autoridades e se posicione de forma firme contra o vandalismo, já que essas ações afetam a todos.

 

A FETPESP reafirma seu compromisso com um transporte público seguro, eficiente, acessível e digno, e conclama as autoridades, as empresas e a sociedade a agirem de forma coordenada e responsável para cessar imediatamente esses atos de violência.

 

Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (FETPESP)

 

São Paulo, 4 de julho de 2025

Gostou do que leu?

Então confira outros conteúdos recomendados para você!

A expansão do biometano para o transporte e indústria

Saiba mais

Ricardo Nunes vai recorrer sobre TJSP declarar inconstitucional a proibição do mototáxi em SP

Saiba mais

Ônibus da Santa Cruz a biometano começa testes na linha entre Campinas e São Paulo

Saiba mais

A nova revolução nos transportes não será tecnológica, será comportamental

Saiba mais