TRÂNSITO SEGURO DEPENDE DA RESPONSABILIDADE DE TODOS

TRÂNSITO SEGURO DEPENDE DA RESPONSABILIDADE DE TODOS

A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (FETPESP) desde a sua criação, em 2014, vem apoiando todas as ações do Movimento Maio Amarelo, propostas pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e com o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT).

 

A condução segura nas vias urbanas e nas rodovias é o objetivo da campanha deste ano que tem como tema “Paz no trânsito começa por você”, levando todos a uma reflexão sobre como podemos contribuir para a redução dos acidentes, agindo com prudência na direção dos diversos tipos de veículos ou nas travessias, como pedestres.

 

Balanço divulgado pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/SP), no final do mês de abril passado, com dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (INFOSIGA SP), mostram que o número de mortes no trânsito em nosso estado cresceu 14,5% nos primeiros três meses de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 1347 vidas perdidas em 2024 e 1176 em 2023.

 

Os dados do INFOSIGA apontam, no entanto, uma redução das mortes envolvendo os ônibus do transporte de passageiros. Uma queda de 66,6% em março deste ano e de 33,3% no primeiro trimestre de 2024, enquanto cresceram os números de vítimas de acidentes com motos, carros, bicicletas e pedestres.
A segurança no transporte de passageiros é o compromisso da FETPESP ao promover, com o SEST SENAT, ações que reduzam, significativamente, o número de acidentes envolvendo os ônibus urbanos, metropolitanos e rodoviários, em todo o Estado de São Paulo.

 

Temos acompanhado recentes noticiários de irresponsabilidades e imprudências no trânsito que ocasionaram vítimas fatais, numa clara demonstração de que são as nossas atitudes individuais e coletivas que podem contribuir para um maior cuidado no trânsito. Essa consciência é que move a FETPESP a engajar e unir esforços com seus nove sindicatos filiados, na defesa de que todos têm o direito de se locomoverem com segurança, priorizando a proteção da vida e cuidando da preservação da saúde e do meio ambiente.

Gostou do que leu?

Então confira outros conteúdos recomendados para você!

Rubem Bisi: Fabricantes nacionais de ônibus estão prontos para atender à descarbonização

Saiba mais

FETPESP contrata Técnico para Programa Despoluir

Saiba mais

Prazo da Pesquisa CNT Perfil Empresarial é Prorrogado até 12 de Julho

Saiba mais

Programa Despoluir renova sua frota para ampliar Avaliações Veiculares

Saiba mais