Hidrogênio Verde: conheça os processos de extração

Hidrogênio Verde: conheça os processos de extração

Continuando a série de matérias referentes ao processo de descarbonização do setor de transporte rodoviário de passageiros, voltamos a falar do Hidrogênio Verde, ressaltando neste momento os processos de extração.

 

O Hidrogênio pode ser utilizado para atender às necessidades da mobilidade de transporte nos grandes centros urbanos, tanto em veículos leves, como no setor rodoviário de cargas e passageiros, movidos tanto por combustão interna quanto por eletricidade, com o uso de células de combustível (VECC).

 

Segundo publicação da Agência Internacional de Energia (IEA), o H2 pode estar entre as principais fontes energéticas para a descarbonização global, e que será responsável, em média, por cerca de 4% da diminuição das emissões do setor de energia nos próximos trinta anos.

 

Cabe ressaltar, que o H2 pode ser produzido por diversas matérias-primas e/ou rotas tecnológicas, contudo sua classificação é determinada conforme a fonte energética de extração e o possível emprego de tecnologia de inserção de carbono a ser usada ou o reuso de dióxido de carbono (CO2) para demais processos produtivos, (CAPTURA, UTILIZAÇÃO E ARMAZENAMENTO) ou sigla em inglês CCUS, ou seja, CARBON CAPTURE, UTILIZATION AND STOREGE.

 

Esse processo tem caracterização por cores, entretanto não estão padronizadas globalmente, pois diferem em cores nos processos produtivos em cada país. Classificaremos no quadro abaixo a forma empregada pela Empresa de Pesquisa Energética – EPE.

 

Fonte: EPE (2022), com adaptações da CNT, edição Marcelo Valladão.

Foto: Antonio Ferro

Gostou do que leu?

Então confira outros conteúdos recomendados para você!

Rubem Bisi: Fabricantes nacionais de ônibus estão prontos para atender à descarbonização

Saiba mais

FETPESP contrata Técnico para Programa Despoluir

Saiba mais

Prazo da Pesquisa CNT Perfil Empresarial é Prorrogado até 12 de Julho

Saiba mais

Programa Despoluir renova sua frota para ampliar Avaliações Veiculares

Saiba mais