Expectativa na aprovação do Marco Legal do Transporte Público marca início de 2026

Expectativa na aprovação do Marco Legal do Transporte Público marca início de 2026

Há um mês, o  PL (Projeto de Lei) nº 3.278/2021, que visa instituir o Marco Legal do Transporte Público Coletivo Urbano e altera a Lei de Mobilidade Urbana, foi aprovado na CDU (Comissão de Desenvolvimento Urbano) da Câmara dos Deputados, em sua primeira fase de tramitação, o que aumenta a expetativa da aprovação do projeto ainda no primeiro semestre de 2026.

A proposta original, de autoria do ex-senador Antônio Anastasia, busca uma alteração profunda nas normas legais para o funcionamento do transporte público no Brasil, incluindo a revisão de conceitos como tarifa de remuneração e regras de financiamento de gratuidades.

 

 

 

 

Para as entidades empresariais, incluindo a FETPESP, a revisão da Política Nacional de Mobilidade Urbana é essencial, pois o transporte público é um direito social constitucional e uma ferramenta para o desenvolvimento do país e da mobilidade urbana em suas diversas modalidades (ônibus, trem e metrô).

 

 

 

 

O texto do PL foca em preencher lacunas regulatórias e garantir a sustentabilidade do sistema. Entre os pontos defendidos pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), está a necessidade de revisitar conceitos como a tarifa de remuneração e a tarifa pública ou de utilização, bem como as regras de financiamento das diversas gratuidades previstas nas legislações.

 

 

 

 

O texto foi aprovado nos termos do substitutivo que já havia passado pelo Senado Federal. Após a validação na CDU, a proposta segue agora para a análise da CVT (Comissão de Viação e Transportes). O PL ainda deve passar pelas comissões de Finanças e Tributação e Constituição, Justiça e Cidadania.

 Com inf., da CNT

Gostou do que leu?

Então confira outros conteúdos recomendados para você!

Nota de Pesar

Saiba mais

Prefeito de SP critica decisão de Alexandre de Moraes sobre mototáxi

Saiba mais

Tarifa zero: o exemplo de Itapeva

Saiba mais

2026 – ANO DE DESAFIOS E OPORTUNIDADES

Saiba mais