Arena ANTP 2025 discute o futuro do transporte público no Brasil

Arena ANTP 2025 discute o futuro do transporte público no Brasil

Na cerimônia de abertura da Arena ANTP 2025 – Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana, evento realizado entre 28 e 30 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, estiveram reunidos representantes do poder público, empresários, técnicos e estudiosos, além de organizações não governamentais a fim de pensar os próximos passos rumo à eficiência, sustentabilidade e melhoria geral deste serviço essencial ao cidadão.

 

O presidente da ANTP, Ailton Brasiliense Pires, por meio de um vídeo, relembrou a trajetória da associação desde sua fundação, em 1977, e homenageou Plínio Assmann, engenheiro, ex-presidente do Metrô SP e um dos fundadores da associação. “A ANTP nasceu para que o transporte público fosse reconhecido como um serviço essencial e parte do direito à cidade. Nosso desafio segue sendo garantir qualidade, eficiência e inclusão”, disse ele.

 

Público acompanhou as discussões ao longo de três dias (Fotos: Marcelo Valladão)

 

Em seguida, Luis Carlos Mantovani Néspoli, (o Branco), que desempenha a superintendência da entidade, lembrou o momento ímpar vivido pela mobilidade no país. “Precisamos reconhecer o transporte público como promotor da cidadania”.

 

O vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, disse que é necessário fazer a transição energética com responsabilidade e que poder público e empresários precisam caminhar juntos, construindo formas de melhorar o serviço, lembrou o grande desafio da Tarifa Zero e dos subsídios que foram destinados para o custeio do transporte durante a pandemia, no governo do ex-presidente Bolsonaro. O deputado federal Jilmar Tatto também pontuou a necessidade de financiar o sistema.

 

O secretário nacional da mobilidade urbana, Denis Andia, representando o ministro, Jader Barbalho Filho, enalteceu a tramitação do Marco Legal do setor, que após sua aprovação no Senado, agora tramita na Câmara Federal. “Um projeto construído ao lado das entidades como a ANTP, a NTU e que agora está em sua reta final”, disse ele.

 

 

Ao longo dos três dias de painéis e da feira que acontece em paralelo, diversas oportunidades, ideias, serviços e produtos tiveram espaço garantido. Saiba mais em nossa edição 53 da Revista Sou + Ônibus.

Gostou do que leu?

Então confira outros conteúdos recomendados para você!

Entidades lançam processo de criação de Aliança pelo Transporte Público Coletivo

Saiba mais

Dia Mundial em Memórias das Vítimas de Trânsito

Saiba mais

Mercedes-Benz do Brasil levou soluções de mobilidade sustentável para a Arena ANTP 2025

Saiba mais

Arena Antp 2025 – Por uma mobilidade urbana inovadora e possível

Saiba mais